OS CRISTÃOS DEVEM JEJUAR?

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Que a Bíblia Diz?


Deveriam os cristãos jejuar?


Jejuar significa abster-se de alimento por um certo período de tempo. No Velho Testamento, o jejum está geralmente associado com três coisas: tristeza (Juízes 20:26; 1 Samuel 31:13; 2 Samuel 1:12; 1 Reis 21:27; Ester 4:3; Salmo 35:13; Daniel 6:18); confissão de pecados (2 Samuel 12; 1 Samuel 7:6; Jonas 3:5; Neemias 9:1); e buscar o Senhor (2 Crônicas 20:3; Esdras 8:21, 23; Ester 4:16; Joel 1:14; 2:15; Neemias 1:4; Daniel 9:3). Muitas vezes estes elementos de aflição, confissão e oração foram juntados em períodos de jejum. Um dia regular de jejum foi observado pelos judeus todos os anos: o dia da expiação (Levítico 16:31; veja Atos 27:9). O dia da expiação era naturalmente associado com aflição, confissão e oração, quando o povo se recordava dos pecados que havia cometido durante o ano e oferecia sacrifícios pela sua purificação.
Nos dias do Novo Testamento, os fariseus tinham transformado o jejum em um ritual e um espetáculo. Jesus ensinava que o jejum é para ser feito em particular e não para impressionar os outros (Mateus 6:16-18). Ele também ensinava que o jejum é para ser feito em ocasiões apropriadas, isto é, em tempos de aflição (Lucas 5:33-39). O jejum não é um ritual mecânico, para ser praticado simplesmente com o propósito de jejuar. Mas quando a tristeza, a culpa ou a necessidade por uma comunicação mais íntima com o Senhor pede isso, então o jejum pode ser praticado.
Ainda que o Novo Testamento nunca ordene o jejum, ele mostra que os cristãos primitivos ocasionalmente jejuavam, quando as circunstâncias eram propícias. Por exemplo, em Atos 13:2-3, a igreja jejuava quando enviava dois dos seus professores numa longa viagem de pregação. Em Atos 14:23, as igrejas jejuavam quando indicavam anciãos. Jejuar nunca deveria ser pensado como um meio de manipular o favor de Deus ou como um modo de fazer com que Deus ficasse mais atento às nossas orações. Antes, jejuar pode ser um meio de nos aproximarmos do Senhor, orando e meditando no Senhor, sem interrupção para tomar uma refeição. E o jejum é, freqüentemente, o acompanhamento natural da aflição e da triste confissão de pecado.

-por Gary Fisher

fonte: http://www.estudosdabiblia.net


IRMÃOS OBSERVEI O ESTUDO FEITO PELO IRMÃO GARY E NÃO PODIA DE DEIXAR DE COLOCAR MEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO O JEJUM ISSO TENDO POR BASE O LIVRO DE ISAÍAS 58:1-14 ,PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE SALIENTAR QUE TEM VÁRIOS TRECHOS NA ESCRITURA ,TANTO NO NOVO TESTAMENTO COMO NO ANTIGO TESTAMENTO QUE DIZ A RESPEITO E TENHO COMO ENTENDIMENTO QUE NÃO É NECESSÁRIO OU MUITO MENOS OBRIGATÓRIO FAZER JEJUM ATÉ MESMO PORQUE O PRINCIPAL É TERMOS A VERDADEIRA COMUNHÃO COM O CRIADOR E PRATICAR  O AMOR AO PRÓXIMO  TENDO COMO BASE OS PRINCÍPIOS DE MESSIAS NOSSO SALVADOR, GOSTARIA QUE OBSERVASSEM A QUESTÃO MENCIONADA NA PASSAGEM ABAIXO:

ISAÍAS: 58:1-14


1.Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
2.Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
3.Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.

ANALISANDO ESSA PASSAGEM...
 3.Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
PODEMOS OBSERVAR A PRIMEIRA QUESTÃO QUE MOSTRA O "EXIGIR" QUE MUITAS VEZES PODEMOS VER NOS DIAS DE HOJE MUITOS CRISTÃOS QUERENDO COBRAR DEUS DE ALGUMA COISA POR MEIO DE JEJUM O QUE TORNA-SE TOTALMENTE ERRADO, POIS QUE SOMOS NÓS PARA EXIGIRMOS ALGUMA COISA DE DEUS!
SEGUE...

4.Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
5.Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?

AGORA NO VERSÍCULO  4 E 5 MOSTRA A QUEIXA DE DEUS CONTRA O JEJUM EM VÃO ,POIS MUITOS IRMÃOS ESTÃO CAINDO NUM ERRO GRAVE EM FAZER INÚMEROS JEJUNS EM PROL DE ALGUMA COISA QUE TRAGA O SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO E SE ESQUECENDO O PRINCIPAL EM PRATICAR O PERDÃO O AMOR PARA COM O PRÓXIMO
SEGUE MAIS AINDA....

6.Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
7.Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8.Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

AGORA CHEGAMOS AO QUE REALMENTE PRECISAMOS  FAZER ,OU SEJA, PRATICAR AS BOAS OBRAS ANTES DE PENSARMOS EM FICAR JEJUANDO SEMPRE E AINDA FICAR REQUERENDO ALGUMA COISA DE DEUS , E O PROPRIO CRIADOR DIZ A SUA RESPOSTA.
VEJA ABAIXO!

9.Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;

OBSERVEM O VERSÍCULO 9 ACIMA..
SEGUE...

10.E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11.E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
12.E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
13.Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
14.Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse. 

CONCLUSÃO 

NÃO É PECADO FAZER JEJUM EM HIPÓTESE ALGUMA , PORÉM É DESNECESSÁRIO SE NÃO HOUVER A INTENÇÃO DE SE FAZER ABSTINÊNCIA DAS COISAS DO DIA-A-DIA PARA SE ESVAZIAR E NÃO APENAS DO ALIMENTO, POIS NOSSO FIRMAMENTO VEM DE TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS, OU SEJA ,  A PALAVRA SEGUIDA DA NOSSA COMUNHÃO E OBEDIÊNCIA AOS SEUS PRECEITOS.

Everton


Compartilhe essa postagem!