ESTUDO DO LIVRO DE MATEUS 6:1-34

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mateus 6:1-8     


1.Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
2.Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
3.Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
4.Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
5.E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6.Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7.E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
8.Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 

ESTUDO

Jesus entra numa nova parte da mensagem, falando sobre o perigo de fazer as nossas obras para sermos vistos por homens. Ele não está dizendo que o discípulo esconderá todas as boas coisas que faz (compare 5:16), mas que nunca devemos fazer as coisas apenas para sermos vistos por homens. Devemos servir a Deus, e nos comportar de uma maneira agradável a ele.
"Esmolas devem ser dadas para servir a Deus"   .......COLOQUEI DESTACADO ESSE TRECHO POIS VEJO  QUE A QUESTÃO DA ESMOLA  NÃO DEVE SER COLOCADA COMO OBRIGAÇÃO MAS COMO UM ATO ESPONTÂNEO  NÃO IMPOSTO PELA "PALAVRA" SENDO DEDICADO POR PARTE DA PESSOA EM MOMENTOS OPORTUNOS DA VIDA ONDE NOS DEPARAMOS COM PESSOAS QUE REALMENTE PRECISAM DE TAL AJUDA, ISSO ANALISANDO COMO UM TODO POIS HOJE DEVEMOS OBSERVAR O MUNDO QUE VIVEMOS E NEM SEMPRE DEVE-SE SER COLOCADO A ESMOLA NO SENTIDO "DINHEIRO " PARA QUALQUER PESSOA POIS ESTARÍAMOS PREJUDICANDO MAIS EM CERTOS CASOS POR EXEMPLO: DE REPENTE UM USUÁRIO DE ENTORPECENTES  CHEGA EM VOCÊ E PEDE DINHEIRO ALEGANDO QUE  É PARA SE ALIMENTAR MAS NO SEU ÍNTIMO ELE SABE QUE É PARA COMPRAR MAIS DROGAS .....POR AÍ DÁ PARA SE TER UMA IDEIA ,DEVE-SE ANALISAR A SITUAÇÃO E AJUDAR CONFORME A NECESSIDADE  ...... e para ajudar aos necessitados, não para glorificar a pessoa que dá.
Orações devem ser dirigidas a Deus, não aos homens. Aqui, ele não está condenando orações feitas em público e nem está sugerindo que a oração não terá algum benefício para os ouvintes (compare João 11:41-42). Ele está criticando as orações feitas para impressionar os homens, ao invés de comunicar com Deus.
Jesus inclui nesta advertência algumas práticas comuns na época: (1) a tendência de alguns judeus de fazer orações na rua para serem vistos dos homens, e (2) a prática de alguns gentios (pagãos) de usar muitas vãs repetições nas orações.
**Obs.: Algumas pessoas, determinadas a fazer regras onde Jesus faz apelos aos corações, têm distorcido a mensagem do versículo 5. Inventam regras dizendo que é pecado orar em pé, mas isso não é o ponto de Jesus. Em Lucas 18:13-14, o homem justificado orou em pé.

Mateus 6:9-13

9.Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10.Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11.O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12.E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
13.E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 

ESTUDO

Jesus ofereceu um exemplo de como orar. Ele não estava sugerindo que usássemos as mesmas palavras ou que repetíssemos sempre a mesma oração (lembra-se do versículo 7). Mas, nesse exemplo, ele mostra o respeito que devemos mostrar e dá exemplos das coisas que podemos incluir em nossas orações. Considere os elementos básicos dessa oração:
Expressão de reverência e louvor para com Deus.
Ênfase na vontade de Deus acima da nossa.
Reconhecimento da nossa dependência de Deus pelas necessidades do dia-a-dia.
Pedidos de ajuda na vida espiritual (perdão dos pecados e proteção das tentações)
**Obs.: Aprendemos como orar. A oração é nossa comunicação com Deus (e o estudo da Bíblia é a comunicação dele conosco). Para comunicar bem com Deus, devemos aprender das orientações dadas por Jesus, aquele que havia comunicado com o Pai desde eternidade.

Mateus 6:14-15

14.Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15.Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. 

ESTUDO

A importância de perdão. O ensinamento de Jesus sobre perdão é absolutamente claro. Se não perdoarmos às pessoas que nos ofendem, não seremos perdoados por Deus (veja 18:21-35).

Mateus 6:16-18

16.E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
17.Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18.Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 

ESTUDO

Jesus ensinou que jejuns não devem ser feitos para ser vistos por homens. Ao invés de chamar atenção ao sofrimento durante o jejum, a pessoa deve agir de uma maneira que ninguém perceba que está de jejum.
--------------
Leia mais:

"Senhor, Ensina-nos a Orar" 

O Que Significa Perdoar 

Deveriam os cristãos jejuar? 



Mateus 6:19-23

19.Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20.Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21.Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
22.A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23.Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 

ESTUDO

Jesus introduz seu discurso sobre prioridades desafiando cada discípulo a examinar seu coração e sua maneira de olhar para as coisas da vida. Temos que ser pessoas espirituais, depositando nossos tesouros no céu.

Mateus 6:24-34

24.Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25.Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26.Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27.E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 
28.E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29.E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30.Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31.Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32.(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33.Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34.Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 

ESTUDO

Cada servo precisa escolher entre dois possíveis senhores.
Se optarmos servir às riquezes, não seremos servos de Deus.
O problema de servir às riquezas não é só dos ricos. Até os pobres, na ansiedade sobre as necessidades da vida cotidiana, facilmente acabam servindo as riquezas.
O mesmo Deus que cuida das plantas e dos passarinhos cuidará de nós, se servirmos a ele de coração.
Jesus proíbe a ansiedade (veja Filipenses 4:6-7).
Ele exige que busquemos em primeiro lugar o reino de Deus. Fazendo assim, teremos as necessidades da vida.
**Obs.: Ele não sugere a busca do reino como meio de adquirir bens materiais. Muitas pessoas hoje não estão buscando o reino de Deus e sua justiça, e sim, o reino do "eu" e seu dinheiro. Entram numa igreja, não para servir a Cristo, mas para resolver problemas financeiros, de saúde, etc. E, infelizmente, muitos pastores são lobos vorazes aproveitando a fraqueza de tais pessoas. Jesus nos chama para outras prioridades. Vamos seguí-lo.

fonte: http://www.estudosdabiblia.net



Compartilhe essa postagem!