DÍZIMOS E OFERTAS

sexta-feira, 5 de abril de 2013


Tudo sobre dízimos e ofertas nesse livro com estudo completo para trazer a verdade á respeito.



Dizimos e-ofertas-idolatria-evangelica from The Lord's Church - Blues - Brasil




Resumo básico
  •   O livro de  Malaquias, foi escrito como repreensão ao povo de Israel; 
  • "Peso da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias. ( Malaquias 1.1 )
  • e , especificamente, aos SACERDOTES CORRUPTOS ( Malaquias 2:1-2)

"Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração."

  • Deus rejeita a oferta dos sacerdotes Malaquias 2:3

"Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

  • Estavam ofertando ANIMAIS coxos, cegos mudos, e defeituosos: Malaquias1:7-8

Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.

Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.

  • Os sacerdotes estavam desviados, e infiéis  com suas esposas; ( Malaquias 2:4-17 ) ( VER) 
  • Os sacerdotes violaram a aliança de Deus com Levi:( Malaquias 2:4-6 )

"Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.

Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome.

A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade converteu a muitos.
  • Em Números 34, podemos ver a distribuição de herança na terra de Canaã,  e a tribo que não recebeu terra como herança foram os levitas, e a aliança de Deus com os levitas foi de comer dos dízimos das demais tribos, que tinham terra, exceto os levitas que fora separados para o serviço sacerdotal  e para armação da tenda da revelação, do tabernáculo.
  • E esta aliança foi dada por Deus e Deus mesmo, proibiu os levitas  de trabalharem, por causa do serviço da tenda, separou-os, e os deu dízimos de ALIMENTOS como porção de sua herança em Israel:

E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas sejam meus.( Num 8:14 )

  • A escolha dos levitas, e os tesoureiros ( administradores do ajuntamento dos alimentos trazidos pelas outras tribos )

Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.( Neemias 12.44 )

Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR teu Deus lhe tem falado.( Deuteronomio 10:9 )

E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.(Num 18:21 )
  • Em Numeros 18:23-24 deixa claro  que os Levitas não tinham herança ;

"Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,

Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

  • Todos os levitas recebiam dízimos( alimentos) mesmo que NÃO FOSSEM sacerdotes;

E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.( Neemias 10:37 ) ( Nossa lavoura: terra dada a outras tribos, exceto aos levitas)

  • O dízimo era dado em alimentos;

Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite aos celeiros. ( Neemias 13:12 )

  • O dízimo era dado em animais:

No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR. ( Levítico 27:32 )

  • O dízimo era dado anualmente: ( 1 vez por ano)

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. (Deuteronômio 14:22 )

  • O dízimo trienal era para órfãos, viúvas, levitas  e estrangeiros;

E te alegrarás por todo o bem que o SENHOR teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levitae o estrangeiro que está no meio de ti.

Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiroque é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;( Deuteronômio 26:12 )

E dirás perante o SENHOR teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levitae ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi os teus mandamentos,nem deles me esqueci;( Deuteronômio 26:11-13 )
Resumo:
A profecia dada a Malaquias ( mensageiro ),foi nos tempos equiparados a Neemias, quando, restaurou a casa do Senhor, e pôs ordem na casa, porque os levitas estavam desamparados, sem "mantimentos" ( alimentos) e foram para os campos trabalharem, e isto, estava contra os mandamentos que Deus ordenou a Israel, pois, os sacerdotes estando desviados, não atentaram para o cumprimento da aliança de Deus com Levi, e o sustento dos sacerdotes , como Deus ordenou.Então, fica bem claro, que, o mandamento de repreensão foi para o povo da nação de Israel, e nada tem a ver com nós, de outras nacionalidades.
Mediante o concerto que Neemias estabeleceu , todos os dízimos foram tragos e os levitas voltaram para o templo, pois, havia comida para eles, e as câmaras do depósito ( casa do tesouro) estavam, fartas, dando sustento aos levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros.
Quanto a Malaquias 3, notamos que Deus manda trazer somente "DÍZIMOS" para as câmaras do depósito do templo, para que haja "comida" ( alimento, ou mantimento ) em minha casa. Isto é , mantimento= produtos alimentares ( ver dicionário da língua portuguesa.)
Em relação as ofertas, não manda trazê-las para a casa do tesouro( câmaras do depósito do templo),e , as ofertas não eram dinheiro, e sim, animais, que o próprio Deus nem atentou para as ofertas de animais coxos,cegos e defeituosas que vinham oferecendo nestes tempos.( Isto é que era roubar a Deus, achando que estavam enganando a Deus ).Deus os mandou tornar-se para ele,em que? 
Dízimos ( alimentos para sustento dos levitas ) Aliança de vida e paz.
Ofertas; animais sem defeito, para ser como holocaustos ao Senhor ( simbolizando o sacrifício de Cristo, cordeiro imaculado, sem defeitos )
Nos tempos da mensagem de Malaquias, já havia quem recebesse salários, (  Malaquias 3.5 ) e não eram em alimentos, e sim, em quantia mesmo.
Em Malaquias 3.5-7, os sacerdotes desviados dos estatutos, são repreendidos,  e Deus os chamam de ladrão,porque corromperam um a aliança com a Tribo de Levi.
Malaquias 3:9 eles atraem maldição, devido violação da aliança, e A NAÇÃO de ISRAEL, é acusada de roubar a Deus:
"Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação"( não se refere aS naçõeS e sim a UMA SÓ NAÇÃO)
Comparando o vers.12 
"E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.( Aqui Deus fala de outras nações observando a prosperidade DE ISRAEL, mediante a obediência de observarem os estatutos )

  • " reaprenderei o devorador"Vers.11 ( Não é dinheiro que faz isto, é o próprio Deus )
  • Devorador:  segundo a bíblia ,nunca foi demônio, e sim, gafanhotos, que Deus enviava como pragas a terra para castigar o povo, e estes gafanhotos, Deus os chamavam de "O meu grande exercito". Se fossem demônios,você acha que Deus enviaria demônios contra seu povo? ( Joel  2:22-27) ..."e Eu reaprenderei o devorador "... espantarei a praga do meio da vossa plantação.(gafanhotos)



  • Trazei todos os dízimos ;

alimentos, animais, grãos, trigo, mosto,azeite ( dinheiro nunca foi pedido como dízimo)

  •  à casa do tesouro,

 câmaras do depósito central do templo, onde se armazenava o grão, o trigo, o azeite, o mosto.

  • para que haja mantimento na minha casa,

 mantimento: produtos alimentares ( alimento, comida ) ver dicionário.

  • e depois fazei prova de mim nisto;

fazer prova, no sentido, de crer, que não precisa reter alimentos, deixando os levitas desamparados, porque Deus daria muita colheita para fartar  a todos.Também fala no sentido de "fazer prova", ou seja, experimentai,provai, como se fosse provar algo, de modo literal a sentir o gosto mesmo.

  •  abrir as janelas do céu (ver Gênesis 7:11-12 e Genesis 8:2 )

 derramar chuvas para crescer o fruto da terra ( nada a ver com bens materiais,casa,carro, empresa etc..) Nem todos eram agricultores.

  •  derramar sobre vós uma bênção tal :

 fazer prosperar os campos, de modo a ter fartura e colheita, para que possam dar aos levitas,órfãos,viúvas e ao estrangeiro, sem precisar reter com medo de faltar.

  • até que não haja lugar suficiente para a recolherdes;

 Deus promete fazer crescer tanto o fruto da terra, que nem haveria espaço nos depósitos do templo para armazenar tanta quantidade que colheriam na safra.

Considerações finais:

Em Hebreus 7,8,9 e 10, neste 4 capítulos deixa bem claro a questão do sacerdócio perfeito, que, quando mudado o sacerdote Levítico, veio o  Cristo, e mudando o sacerdócio se muda  a lei ( Hb 7:12 ) portanto, notamos, que no novo testamento, não há ninguém dando dizimos em dinheiro, sendo que já existia, porque, Jesus foi traído por moedas, e a viúva ofertou moedas, mas dízimos, foi mencionado em alimentos,  hortaliças ( Mateus 23.23 ) jamais em dinheiro, e o próprio Senhor Jesus, relatou que o dízimo era da lei para o povo de Israel , ..."o mais importante DA LEI ". Mateus 23.23 
Paulo não mencionou dízimos, nem outro apostolo qualquer deixou exemplo de tal prática.Em Corintios 9, Paulo pede donativos para suprir necessitados e não para manter dispezas de instituições religiosas. Em Atos 4:32 em diante, notamos a generosidade dos irmãos,vendendo tudo e depositando aos pés dos apóstolos, para que se fosse feita DISTRIBUIÇÃO  AOS NECESSITADOS,  de forma a não haver necessitados entre eles ( esta é a justiça que excede a dos fariseus religiosos que apenas punham seus dízimos das hortaliças e achavam que estava, cumprindo sua parte )Mt 23.23 e Lucas 18.12.Tal prática dos fariseus, mostra religiosidade  e eles não praticavam a fé, de fato, que , quem diz que dizimar é um ato de fé, é engano, porque os fariseus dizimavam , mas não praticavam a fé.O jovem rico, não foi indicado por JESUS a dizimar, e sim, vender e REPARTIR com os pobres.Jó nunca dizimou, e era próspero
Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.
Jacó prometeu dar o dízimo, ( voto ) Gênesis 28:20-22 .."a biblia  não fala que ele cumpriu...
Abraão não foi a "suposta" casa do tesouro( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e  receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a  pagar a César.Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.
Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes  mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: "hoje houve  salvação nesta casa".Repare que o Salvador não o mandou dar  dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.
No sétimo ano , Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava. Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?
O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera,para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS,administrava o dízimo,  hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo.Estes ditos "sacerdotes" ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.
Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde  entravam os  sacerdotes) do lugar santíssimo ( onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo ).
Os arranjos e reparações do templo, eram feitos com ofertas no gazofilácio, para pagar oficiais trabalhadores. ( 1 Reis 12 e 1 Reis 22 )
Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa.
Paulo trabalhava , e em nada pesava os irmãos e a igreja.
Se Paulo disse: "sede meus imitadores como eu sou de Cristo", será que nesta parte, os pastores imitam á Paulo? 
Em  2 Coríntios Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres:
"Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória". Salmos 112:
Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.
Jacó prometeu dar o dízimo, ( voto ) Gênesis 28:20-22 .."a biblia  não fala que ele cumpriu...
Abraão não foi a "suposta" casa do tesouro( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e  receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a  pagar a César.Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.
Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes  mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: "hoje houve  salvação nesta casa".Repare que o Salvador não o mandou dar  dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.
No sétimo ano , Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava. Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?
O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera,para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS,administrava o dízimo,  hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo.Estes ditos "sacerdotes" ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.
Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde  entravam os  sacerdotes) do lugar santíssimo ( onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo ).
Os arranjos e reparações do templo, eram feitos com ofertas no gazofilácio, para pagar oficiais trabalhadores. ( 1 Reis 12 e 1 Reis 22 )
Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa.
Paulo trabalhava , e em nada pesava os irmãos e a igreja.
Se Paulo disse: "sede meus imitadores como eu sou de Cristo", será que nesta parte, os pastores imitam á Paulo? 
Em  2 Coríntios Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres:
"Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória". Salmos 112:
"Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre". 2 Coríntios 9:9
Nada falou de dízimos em dinheiro, e sim, contribuições voluntárias , para "suprir" os que não tem, algo que, é totalmente visto por Deus.
Paulo faz um "ajuntamento" para "DISTRIBUIR", hoje em dia se faz uma distribuição ( de envelopes) para ajuntarnão para os pobres, mas, para os cofres de uma instituição, que se preocupa mais com a posição social, status, templos, fama, nome, competição, TV, rádios,sites,eventos, convites a itinerantes, shows,viagens,lazer para líderes, carrões, casarões, aviões, e ainda se diz que é expansão da obra de Deus.
Cada dia os patrimônios religiosos estão ainda maiores, e o evangelho mais distante do que a igreja primitiva pregava e vivia, tudo por causa de dinheiro.
A biblia fala para não reter e sim, dar, dar e dar. Será que a igreja faz isto? Ou antes retém,para construir seu império e se fortalecer mais e mais, visando dominar a maior parte possível do globo terrestre, e arrebanhar o maior número de pessoas possível, como se tudo fosse uma partida de competição: "Quem tiver mais membros é o vencedor".
 Desfrutem das páginas do site, onde o assunto "dízimo" é detalhadamente esmiuçado.
Que a graça e a paz do Eterno seja com todos.


Compartilhe essa postagem!