CORPO , ALMA, ESPÍRITO

terça-feira, 9 de abril de 2013

 Corpo - Alma - Espírito; 
  
  Como interagem. 


• Vimos até aqui, que são três centros pessoais independentes, estanques em suas funções. A função do espírito é entender as coisas espirituais, as coisas de Deus, é a ligação com os céus, é o canal de comunicação com Deus. Na alma está a minha personalidade, as emoções, vontade, centro decisório, sentimentos. O corpo é a parte física, onde entro em contato com as coisas materiais, através dos cinco sentidos. 
• São três partes diferentes, com funções diferentes e uma não substitui a função da outra. Mas perguntamos: se alguém não tiver alma, podemos dizer que é um ser humano? Ou sem o espírito? E sem o corpo? 
• Então, um homem para ser um homem completo, tem que ter as três partes. Quando usa cada parte, as outras não ficam isoladas, todas interagem-se entre si normalmente. Quando adoro a Deus, eu inteiro estou adorando a Deus, apesar de ser uma função específica do espírito. Quando estou correndo ou comendo estou por inteiro, mas são funções do corpo. Quando estou pensando, usando o meu intelecto, estou agindo diretamente com a alma, mas estão lá o meu corpo e o meu espírito. No começo pode ser difícil entendermos, mas a interação é contínua, é tudo automático, é instantâneo. 
• A dificuldade de entendermos o Deus Tri-Uno, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, formando a Tri-Unidade de Deus, comparando com a formação do homem com Corpo, Alma e Espírito, não é mera coincidência. Deus assim fez o homem, como um dos aspectos da imagem e semelhança com Ele. A figura de um triângulo, pode ajudar a elucidação; escrevemos Deus no centro do triângulo e em cada lado Pai, Filho e Espírito Santo. Podemos dizer: Deus Filho não é Deus Pai, não é Deus Espírito Santo, que por sua vez não é Deus Pai; mas o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. São três pessoas individuais, agindo numa só, o Deus Tri-Uno, o Todo-Poderoso. 
• Se olharmos para o homem, a marca de Deus está lá; forma uma trindade com corpo - alma - espírito. Cada parte independente, formando uma só pessoa; daí dizermos trindade e não Tri-Unidade. Porém, na semelhança com Deus, são três parte. Nem um outro ser criado por Deus, é assim composto, nem mesmo os anjos. 
• Podemos constatar que no universo sempre há a marca de Deus, p. ex., o universo é composto de espaço, energia e tempo, e cada uma, por sua vez, também é dividida em três partes. No homem, esta marca forma um dos aspectos da semelhança, o homem é composto de três partes, diferente uma da outra, mas formam o homem. Sem uma delas não seriamos da raça humana. Como as partes funcionam? 
• O Espírito soprado no homem é o princípio da vida de Deus no homem. O que aconteceu quando o sopro de Deus tocou aquele corpo? Naquele momento, o espírito do homem foi formado e quando o espírito do homem tocou o corpo de terra, o homem tornou-se uma alma vivente. Quer dizer, o homem passou a manifestar-se no planeta terra. A alma é o ego, é a personalidade, é a individualidade do homem; naquele instante o homem recebeu a sua individualidade. 
• Temos que saber muito bem como funcionamos. O espírito do homem, não é o Espírito Santo. Hoje, o homem que é salvo, tem o seu espírito habitado pelo Espírito Santo, é diferente. 

 Romanos 8:11
Mas o corpo foi vivificado pelo Espírito soprado e o homem tornou-se consciente de si, recebeu a sua alma. Na Bíblia, muitas vezes a palavra alma substitui a palavra pessoa, porque é a alma que faz com que a pessoa se manifeste; é o ego, é o indivíduo manifestando-se no mundo.
• A alma representa o indivíduo como ele é. Quando você fala de alguém, imediatamente em sua mente vem a imagem de tudo que esse alguém é: a sua personalidade, como você vê essa a pessoa, e você a vê como ela se manifesta em sua alma. Aí é que está o "x" da questão, essa manifestação sempre é da alma. É a minha alma que me faz saber que eu sou eu. É a minha alma que, quando eu morrer, vai ter consciência de onde vou estar. 
• Agora, é o meu espírito que me faz consciente de Deus. Quando eu afirmo a você que "creio no Deus criador dos céus e da terra, no Senhor Jesus Cristo, no Deus Tri-Uno, no Espírito Santo", afirmo com a minha boca, porque veio para minha mente através do meu espírito. Só posso estar convicto disso, se vier do meu espírito, pois é no espírito que tenho essa revelação espiritual. Tem que vir para minha mente, pois tudo vem para a mente e então falo com o meu corpo. Eu, como indivíduo, tenho convicção disso, porque veio da intuição no meu espírito. 

I Coríntios 12:3 I João 4:1~6
Quando Deus vem habitar em nós, após a salvação em Jesus, vem habitar em nosso espírito. E é porque Deus habita em meu espírito, porque meu espírito foi recriado, que eu posso falar o que falei acima.
• Vimos com esse exemplo, que manifestei algo que veio do meu espírito, passou para minha alma, especificamente a minha mente foi convencida pelo meu espírito, e o meu corpo (boca) verbalizou. Através do corpo você entra em contato com a matéria, com o mundo material, você afeta e é afetado por esse mundo. Com o espírito você entra em contato com o mundo espiritual, você afeta e é afetado por este mundo. 
• Mas e a alma? A alma está entre os dois, entre o espírito e o corpo. A alma é o ponto de ligação entre o corpo e o espírito; é o meu ego, é a manifestação da minha pessoa no mundo. A alma, essa manifestação, vai ser influenciada de alguma maneira ou pelo mundo espiritual (através do meu espírito), ou pelo mundo material (através do meu corpo). 
• Porque a alma é o ponto de ligação? Pois ela decide quem governa a minha vida. É na alma, que está uma coisa chamada vontade. A vontade é o meu livre arbítrio. Deus deixou uma soberania no homem, a soberania de escolher livremente. A alma vai escolher onde deseja estar, vai escolher ser influenciada pelo espírito ou pelo corpo. O espírito precisa da alma para sujeitar o corpo. 
• O espírito não pode ir direto sujeitar o corpo, precisa da alma, pois a alma é que dará o comando para o corpo. Para o espírito sujeitar o corpo, a alma precisa estar submissa, sujeita ao espírito. O corpo por sua vez, se a alma lhe for submissa, pode atrair o espírito para o mundo, pois o corpo pode também vir para o domínio. A alma será sujeita ao corpo e fará o que o corpo influenciar. 
• A alma está entre os dois e vai receber o caracter de um deles. Portanto, ao manifestarmos o nosso ego, perante os outros, vai aparecer por quem somos dominado, pelo espírito ou pela carne. Há uma luta entre o espírito e a carne para dominar a vontade da nossa alma. 

 Gálatas 5:16~26 Romanos 7:7~25  Romanos 8:1~17
• Na ordem original, quando Deus criou o homem, o que Deus tinha em mente para o homem era que o espírito influenciado por Deus, entendendo as coisas de Deus, escolhendo pela sua alma estar com Deus, o espírito tivesse total influência sobre a alma, que automaticamente dominaria o corpo. O espírito estaria sujeitando o corpo, as coisas espirituais estariam em preeminência para o corpo. Quando hoje voltamos a essa cadeia de comando, muita coisa vai para o lugar, de muitas coisas somos libertados, desde a maneira de nos vestirmos, até muitos outros hábitos, que acharíamos impossível deixarmos. Dentro dessa cadeia de comando, o corpo volta a ter o seu verdadeiro papel em nossa vida. 
• Então a alma faz a cooperação entre corpo e espírito e o espírito deve governar através da alma. P.ex.: o patrão é o espírito, a alma é o mordomo e o corpo é o servo. O patrão dá ordem ao mordomo e o mordomo distribui o serviço para o servo. Porém, no homem caído, contaminado pelo pecado, está tudo invertido, o patrão está lá no corpo. 
• O corpo somente se submete ao espírito, pela vontade da alma. O espírito não pode atuar diretamente no corpo, necessita da alma para isso. Em nossa alma é que está o problema. Mesmo para aqueles que já são nascido de novo, a alma continua com a sua liberdade, é livre, só vai se submeter a ação do Espírito Santo, quando assim decidir. Nós muitas vezes pedimos a Deus para nos libertar de alguma coisa, mas temos que entender que Jesus já fez tudo na cruz do calvário. Precisamos sim, é tomar posse pela nossa vontade, para sermos transformados. Deus já fez o que tinha que fazer, por isso Jesus nos promete uma vida em abundância. João 10:9~10 
• Maria em seu cântico, deixou uma lição nos tempos verbais, que elucidam bem a cadeia de comando vinda do espírito, vinda da ação de Deus. 

  1.  Lucas 1:46~47 
  •   alma engrandece, presente. 
  •   espírito exultou, no original grego é passado. 
• Primeiro o espírito recebeu a alegria do Senhor, está no passado, "o meu espírito se alegrou, se exultou". Depois chegou na emoção, "a minha alma engrandece", está no presente. Tudo na Bíblia tem sentido, até os tempos verbais. Primeiro o espírito recebeu a alegria de Deus e a alma depois expressou o sentimento. 
 Provérbios 2:10~11; outro exemplo.
• O poder da alma é tremendo. A alma é o centro da personalidade e da influência do homem, é o cerne da questão. Na alma Deus colocou o livre arbítrio e o homem tem que exercê-lo a todo instante; isso mostra que Deus não fez robôs. Deus fez pessoas livres; a personalidade, a individualidade de cada pessoa, é livre. Deus é maravilhoso pois, após entrarmos na cadeia de comando proposta por Ele, após a salvação em Jesus Cristo, usamos o comando espírito - alma - corpo, e achamos que somos nós que estamos agindo, achamos que somos nós que estamos realizando as melhorias, mas é Deus. O mecanismo é automático, o comando é do espírito, mas houve a decisão em nossa alma de nos submetermos a esse comando. 
• A alma é o eixo do ser humano, ela vai inclinar o indivíduo para as coisas espirituais ou para as coisas carnais. Por isso a Bíblia diz que existe o homem carnal e o homem espiritual, porque a alma tem o poder de decidir quem é que vai governar: o espírito ou o corpo. Mesmo nós que já temos o espírito recriado, passamos por essa luta interna na alma; estamos num processo de crescimento contínuo, onde passamos de homem carnal para homem espiritual, através da santificação, pela prática da Palavra de Deus. 

  •  I Coríntios 3:1~3 
  •  Hebreus 5:12~14 
  •  Romanos 8:1~15
• O homem não é um robô que se move sob a vontade de Deus, que se move como Deus programou; a alma tem pleno poder de decisão. A vontade de Deus, é que o espírito controle tudo. Mas qual é a vontade da nossa alma? Essa é a pergunta que temos de nos fazer. A vontade revelada de Deus, é que o nosso espírito, fique em sintonia com o Espírito de Deus, para que o mesmo governe. No primeiro homem, criado a imagem e semelhança de Deus, era assim que acontecia. Mas agora, temos que nos perguntarmos a nós mesmo: qual é a minha vontade? A minha vontade está em linha com a vontade de Deus, é a mesma de Deus? Ou estou pensando se deixo a carne ou o espírito governar? Em Sua Palavra, Deus revela a Sua vontade para cada um de nós e Deus sempre deseja o melhor para nós. Sua vontade é boa, agradável e perfeita. 
 Colossences 1:9~10; devemos procurar conhecer a vontade de Deus para cada um de nós. 
 Romanos 12:1~2;a vontade de Deus para nós é boa, agradável e perfeita.

fonte: http://estudos-biblicos1.blogspot.com.br 



Compartilhe essa postagem!